Sebrae/ES incentiva o uso das novas ferramentas para facilitar transações e prevenir fraudes.
Em abril, o site da Receita Federal foi atualizado, trazendo consigo novas funcionalidades que visam oferecer maior proteção e facilidade para os pequenos negócios. Agora, os usuários podem bloquear o CPF para a abertura de empresas e até mesmo incluir no quadro societário, medidas essenciais para prevenir fraudes e garantir a integridade das operações empresariais.
O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) está promovendo o incentivo para a utilização dessas ferramentas, destacando sua importância tanto para facilitar as transações quanto para evitar possíveis golpes. Adriana Rocha, gerente de relacionamento do Sebrae/ES, ressalta que em um ambiente empresarial cada vez mais digital, é crucial que os empreendedores tenham recursos que garantam a segurança de suas operações.
Além disso, a ferramenta “Meus Clientes – Profissional Contábil” foi introduzida para facilitar aos contadores a visualização das pessoas jurídicas vinculadas a eles no CNPJ. Essa funcionalidade não apenas permite a visualização, mas também possibilita que o profissional renuncie a vínculos com empresas com as quais encerrou a prestação de serviços ou que tenham sido vinculadas de forma fraudulenta.
A segurança dos dados empresariais é crucial, especialmente com o avanço da tecnologia. Sem um controle adequado, um negócio pode ficar exposto a diversos riscos, incluindo invasões de hackers, acesso indevido aos dados e falta de cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Diante disso, é fundamental garantir os princípios básicos de autenticidade, integridade e confidencialidade dos dados empresariais.